Mix de produtos atualizado? Temos! Confira algumas dicas para oferecer produtos alinhados ao seus clientes

Mix de produtos atualizado? Temos! Confira algumas dicas para oferecer produtos alinhados ao seus clientes

O tempo passa e as necessidades dos seus clientes mudam. Isso é perfeitamente normal e faz parte do ciclo de vendas, mas tem muito lojista que insiste no erro de não manter o seu mix de produtos atualizado

As consequências disso podem ser fatais, pois estabelecimentos que não acompanham as tendências do mercado não conseguem oferecer produtos alinhados aos clientes. 

Por isso, separamos algumas dicas de como usar o mix de produtos atualizado a seu favor e impulsionar sua loja. Você também irá conferir como as novidades da HMD podem ajudar a manter o seu portfólio alinhado com as necessidades do mercado. 

Qual é a importância de manter o mix de produtos atualizado?

Antes de tudo, você precisa entender o que é um mix de produtos. Em linhas gerais, é o portfólio de mercadorias que a sua loja oferece aos consumidores. Ou seja, tudo o que está à venda dentro do seu estabelecimento entra no mix de produtos, independente se dá lucro ou não.  

Manter o mix de produtos atualizado é crucial para potencializar o lucro do seu negócio. Já não é de hoje que os clientes estão cada vez mais exigentes e essa tendência só vai aumentar. Em um mercado competitivo, é preciso oferecer produtos alinhados com as necessidades e altas expectativas dos consumidores. 

Como elaborar um mix de produtos alinhado aos clientes?

Na hora de procurar por soluções para manter o mix de produtos atualizado, o lojista precisa levar alguns pontos em consideração. Só assim ele terá todas as informações necessárias para montar um bom portfólio e encantar seus clientes. 

Selecione os melhores fornecedores 

Não é possível ter um mix de produtos atualizado sem bom fornecedores. O sucesso de todo negócio é vê-los como parceiros estratégicos, que trabalham juntos em prol do seu negócio. 

Por isso, escolha com cuidado entre as opções disponíveis. Uma pesquisa bem feita mostrará quais são as empresas mais bem avaliadas e quais você precisa ficar bem longe. 

Pesquise quais são as necessidades do seu público

Ninguém melhor do que o seu próprio público para dizer quais produtos atendem às necessidades. Logo, aprenda a ouvi-los! 

Atualmente, o lojista tem à disposição diversas ferramentas de pesquisas que podem ser feitas online. É o caso, por exemplo, do Google Forms e do Typeform. Envie questionários por e-mail para ter uma visão aprofundada do que os seus consumidores querem ver no seu mix de produtos atualizado

Considere o custo de estoque

Na hora de montar o seu portfólio, você precisa levar em consideração o custo de estoque. Você tem espaço para armazenar todos os seus produtos? Como você fará a administração desses itens para minimizar as chances de perda ou avaria? 

Manter um mix menor de produtos, porém com qualidade administrativa, pode ser melhor do que abrir o leque de opções sem ter condições físicas de lidar com todos os produtos. É uma questão de fazer contas e decidir o que é melhor para o seu negócio.  

Entenda o seu volume de vendas

Pouco adianta ter um mix de produtos atualizado se as vendas não acompanham o esperado. O gestor precisa acompanhar de perto as vendas para ver se as metas estão sendo batidas ou se o investimento não está sendo recuperado. 

Afinal, mais importante do que um mix de produtos atualizado é oferecer produtos que são alinhados com os seus clientes e que garantem o retorno do investimento para o seu negócio.

Mix de produtos atualizado? A HMD tem!

Se você quer começar 2020 com o seu mix de produtos atualizados, a HMD tem a solução. Os fogões campeiros são itens diferenciados e que se encaixam em qualquer tipo de ambiente. Logo, com certeza vão atender as necessidades dos seus clientes. 

A equipe de especialistas está sempre de olho nas tendências do mercado para desenvolver versões atualizadas dos modelos de fogões. O objetivo é simples: oferecer para você, lojista, produtos de qualidade e que são alinhados aos seus clientes. 

Depois de um profundo estudo, a HMD optou por disponibilizar dois tipos de chapa no seu mix de produtos atualizado. Estamos falando da vitrocerâmica e de ferro escovado, pois suas características melhor atendem às necessidades do consumidor final.  

Chapa vitrocerâmica

Os materiais vitrocerâmicos são excelentes para a fabricação de fogões a lenha, pois tornam o produto mais moderno e eficiente. Na hora de ter um mix de produtos atualizado, esse tipo de chapa é uma excelente opção. 

Afinal, a propagação de calor deste material é uma das melhores do mercado. Logo, serve para cozinhar e também para manter o ambiente aquecido. Além disso, graças à sua resistência térmica, é completamente seguro derramar líquidos frios sobre a chapa quando ainda está quente.

Outro ponto de destaque da chapa vitrocerâmica é a sua durabilidade, que é superior às das chapas de ferro comum. Seu tempo de vida útil é ainda maior quando o cliente segue instruções simples, como evitar arrastar panelas e evitar usar utensílios pontiagudos diretamente na chapa.

Chapa de ferro escovado

Uma das principais dores do cliente em relação aos fogões campeiros é na hora de limpar. Por isso a chapa de ferro escovado é tão recomendada: sua fácil manutenção faz com que ela não precise ser lixada. 

Para manter o seu brilho, o cliente precisa apenas de uma esponja de cozinha e pasta de limpeza. Na hora da venda, é importante recomendar o lado amarelo da esponja para limpeza da moldura em inox, e o verde para escovamento e limpeza profunda. 

Esse procedimento também deve ser feito em casos de derramamento de alimentos ou líquidos sobre a chapa. Assim, o seu cliente prolonga a vida útil e estética da chapa. 

Além de manter o mix de produtos atualizado, você precisa saber as principais características dos itens vendidos na loja. Só assim seu argumento ganha força e isso é transmitido para o cliente, que fica mais confiante na hora de fechar o negócio. 

Pensando nisso, reunimos em um só material tudo o que você precisa saber sobre fogões a lenha. Esse guia definitivo percorre as principais questões que aparecem durante a jornada de compra do produto. Clique aqui e baixe o arquivo gratuitamente!