Espaço gourmet e fogão a lenha. Por que espaços culinários tem conquistado o coração de muita gente

Espaço gourmet e fogão a lenha. Por que espaços culinários tem conquistado o coração de muita gente

Infelizmente, o modo de vida atual faz com que muitas famílias passem menos tempo juntas. Afinal de contas, são tantos compromissos!

Mesmo quando estão na mesma casa, algumas pessoas nem se falam pois acabam se distraindo com os smartphones e redes sociais. 

No entanto, essas “barreiras digitais” têm sido quebradas por um único cômodo: o espaço gourmet.

Antes restrito apenas a casas ou grandes apartamentos, esse cantinho gastronômico tem aproximado família e amigos em torno de uma boa refeição e risadas. Assim, todo mundo convive mais e compartilha grandes momentos na vida offline. 

Mas o que torna o espaço gourmet tão especial? Vamos explicar tudo neste post, além de dizer como você pode levar o aconchego desse cômodo para a sua casa. 

Boa leitura! 

O que é o espaço gourmet? 

O espaço gourmet é mais do que um cômodo destinado à culinária. O termo gourmet surgiu na França e visa descrever a cozinha como um local de conjunto e harmonia, onde a família inteira se junta para desfrutar de uma boa refeição e contar histórias. 

Ou seja, é um cômodo cuja estrutura inteira gira em torno da gastronomia, incluindo os eletrodomésticos e os móveis. De modo geral, o espaço gourmet conta com churrasqueira, forno ou fogão a lenha, bancada de serviço com pia e um balcão extra, como um barzinho.

Esse ambiente se tornou mais popular dos últimos anos por possibilitar um espaço para que família e amigos pudessem desfrutar de bons momentos juntos, de maneira mais descontraída. Podemos entender o espaço gourmet como uma alternativa informal à sala de jantar, por exemplo. 

Sua principal característica é o design, que se diferencia por prezar pela praticidade e equipamentos modernos. Ao mesmo tempo, traz para dentro de casa a leveza e simplicidade da vida do interior, em especial com a utilização de fogões a lenha.

Afinal, esse local tem como principal objetivo fazer com que as pessoas interajam, aproximando os convidados e colocando a pessoa que prepara os alimentos no centro das conversas. E tudo isso fica bem mais agradável com um fogão aquecendo o ambiente, não é mesmo? 

Vantagens do espaço gourmet

Motivos não faltam para investir em um espaço gourmet! Em um só espaço, é possível reunir diversos objetivos e deixar a casa ainda mais aconchegante, olha só: 

Recepcionar amigos e família

Sem dúvidas, essa é a principal razão que muitas famílias optam por ter um espaço gourmet dentro de casa. É neste espaço que acontece a interação offline entre as pessoas, além de apreciar as refeição em grupos. 

A consequência disso é mais tempo com as pessoas amadas, criando e fortalecendo vínculos que muitas vezes são esquecidos no meio da correria do dia a dia. Tudo isso saboreando pratos deliciosos, o que deixa tudo mais gostoso! 

Ampla possibilidade de construção

Engana-se quem pensa que é necessário uma área grande para a construção de um espaço gourmet. Esse tipo de ambiente é muito versátil quando se trata do local de construção, pois existem diversas opções de onde e como construí-lo.

Hoje em dia, algumas construtoras já têm isso em mente e englobam essa área nos apartamentos. Porém, se esse não é o caso, não tem problema: é possível transformar a varanda em um espaço gourmet, por exemplo. 

Também é possível reservar um ambiente voltado para a gastronomia dentro de casa. Além de ser aconchegante, é bastante prático, pois elimina a necessidade de uma cozinha. A dica é integrar com o espaço de estar, transformando os dois cômodos em uma grande área.

Área de lazer em conceito aberto

Até pouco tempo atrás, em diversas áreas do Brasil, as cozinhas eram cômodos mais abafados na casa, restritos apenas a quem estava preparando as refeições. Hoje em dia, essa visão mudou – ainda bem! 

Em especial quando pensamos no espaço gourmet, cuja proposta é ser uma área de lazer em conceito aberto. Ou seja, a cozinha passa a ser um convite ao prazer gastronômico, ao bate-papo e ao experimento de bons pratos. 

Esse conceito contribui para a interação entre os convidados e otimiza a circulação no espaço, além de dar uma sensação de amplitude nos cômodos.

Fogão a lenha: transforme seu cômodo em um espaço gourmet

Uma forma bem simples de transformar a cozinha ou varanda em um espaço gourmet é através do fogão a lenha. 

Não é necessário se preocupar com o tamanho, pois a evolução do produto permitiu que ele se adaptasse às necessidades do cliente. Atualmente, mesmo quem possui espaço otimizado pode ter seu próprio fogão a lenha. É o caso, por exemplo, dos modelos Alexandria, Nero, Roma, Romano e Turin da HMD. 

Além disso, o fogão a lenha traz para dentro do espaço gourmet uma sensação maior de aconchego. Em especial no Rio Grande do Sul, que sempre viu a cozinha como um pilar dentro de casa, reunindo diferentes gerações para conversar e estreitar laços familiares. 

O fogão a lenha desempenha papel importante neste cenário, pois deixa as comidas caseiras com um gosto ainda mais saboroso. Ele também serve como um aquecedor, deixando o cômodo e a casa mais agradáveis, em especial no inverno. 

Outro ponto positivo é a variedade de fogões modernos, que unem tecnologia e design. Assim, servem como lindas opções para o espaço gourmet e seus mais diversos estilos atendem a todos os gostos. 

Quem busca transformar um cantinho da casa em espaço gourmet vai adorar saber que fogões a lenha criam ambientes super charmosos. Em um só produto, a pessoa une um item charmoso de decoração com uma peça multifuncional.

Quer saber mais? Então clique aqui e baixe o eBook “5 ambientes charmosos com fogão a lenha”.