Como vender mais: dicas infalíveis para se tornar um vendedor imbatível

Como vender mais: dicas infalíveis para se tornar um vendedor imbatível

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Hubspot, 71% das empresas colocaram “vender mais” como uma das principais prioridades do ano. 

Com esse objetivo em mente, elas investem em mais publicidade, alcance de marca nas redes sociais e nas propagandas offlines.

Porém, muitas esquecem de treinar os seus colaboradores para ensiná-los como vender mais

Como vender mais: 5 dicas infalíveis

Se o seu objetivo é aumentar a lucratividade do negócio, alcançar suas metas e se tornar um vendedor imbatível, confira essas dicas:

1. Estabeleça metas

Antes de entender como vender mais, é necessário estabelecer metas.

O lado positivo é que não há um modo determinado de como fazer isso.

Porém, existem boas práticas que são recomendadas. 

Entretanto, apenas definir metas não é suficiente. Elas precisam ser alcançáveis, senão terão efeito contrário.

Em vez de ajudar a como vender mais, objetivos irreais desmotivam e podem prejudicar o crescimento do estabelecimento. 

Com isso em mente, é hora de definir as metas para a sua equipe de vendas.

Se possível, reúna todos os colaboradores para entender suas dores e ouvir suas sugestões. Afinal, eles estão na “linha de frente” e podem trazer insights valiosos. 

De modo geral, as recomendações para definir objetivos são: 

  • analisar o mercado de atuação;
  • verificar seu índice de vendas e fazer uma projeção dos próximos meses;
  • mensurar sua capacidade de vendas e entregas para garantir que os prazos e a qualidade se manterão mesmo com o aumento de vendas.

2. Crie vínculos com o cliente

Quem busca dicas de como vender mais precisa entender que o cliente é a parte mais importante da operação.

Se ele não se sentir seguro, a compra dificilmente será efetuada. 

Por isso, é de extrema importância que o vendedor saiba se comunicar com o consumidor.

Em muitos casos, isso significa ouvir mais e falar menos para garantir que as necessidades sejam entendidas. 

No entanto, essa não é a única forma de criar vínculos.

Potencialize suas chances de venda criando um atendimento personalizado, já que essa atitude se provou muito eficaz na conquista e retenção dos clientes. 

Esse alto nível de atendimento é uma das respostas de como vender mais.

Através de treinamentos internos, garanta que todos os membros da equipe estejam alinhados em questões básicas, como jornada do cliente e formas de tratamento. 

Se cada colaborador agir de uma forma, a impressão é que a loja é bagunçada.

Isso diminui a confiabilidade do consumidor, que vai procurar outro lugar para fechar o seu negócio.

Evite esse tipo de situação com atendimentos personalizados e focados na necessidade de cada pessoa. 

3. Conheça os produtos que você vende

Quando o consumidor vai até a sua loja, ele não quer apenas comprar determinado produto.

Ele procura conforto, segurança e a certeza de que esse é um bom negócio. 

Cabe ao lojista transmitir esses valores. Uma das dicas de como vender mais é deixar o cliente seguro sobre a escolha que ele fez.

Isso só é possível quando o lojista conhece bem os produtos vendidos, sabe quais são as  instruções de uso e dá dicas para aumentar o ciclo de vida do item.

Essa é uma das principais mudanças notadas no varejo nos últimos anos.

Antes, o consumidor procurava por um produto e hoje ele busca por uma solução.

Então, cabe ao lojista explicar bem mais do que apenas as funcionalidades de determinado item.

Por exemplo, caso entre uma pessoa buscando fogão a lenha, o vendedor precisa ir além da lista de especificações do modelo.

Quem busca formas de como vender mais precisa oferecer uma explicação de como aquele produto é benéfico para o cliente. pois pode ajudá-lo a resolver diversas situações: comida mais gostosa, aquecedor para a casa, entre outras.

Entretanto, isso só é possível quando o lojista conhece os produtos que vende.

Por isso, leia os manuais de instruções e entre em contato com os fornecedores para saber mais informações ou tirar dúvidas. 

Como consequência, o cliente vai perceber a autoridade no discurso de venda e entende que aquela loja é confiável.

Isso é um grande alavancador de vendas, além de fazer com que o estabelecimento se torne referência.

4. Entenda a demanda e a sazonalidade do seu negócio

Vamos voltar ao exemplo dado no tópico anterior: fogões a lenha.

Historicamente, a venda deste produto é maior no inverno, pois as baixas temperaturas fazem com que moradores de regiões frias procurem um produto multifuncional. 

Desta forma, um fogão que une tecnologia e design clássico, orna com o resto do cômodo e também serve como um aquecedor, se faz mais necessário no inverno do que nas outras épocas do ano. 

Como vender mais implica conhecer a demanda e sazonalidade do negócio.

Só assim o vendedor consegue traçar planos para potencializar os altos períodos de venda e pensar em estratégias para os baixos. 

Essa previsão não requer bola de cristal e sim uma análise dos últimos meses.

Os gestores precisam entender quais foram os picos de venda e se houve alguma ação específica que estimulou mais vendas.

Por outro lado, também é necessário saber quais são os meses de baixo movimento e o que fazer para evitar falhas no planejamento.

Nessas épocas, estratégias mais agressivas de promoções costumam atrair consumidores. 

5. Fidelize o consumidor

As estatísticas não mentem: conquistar um novo cliente custa 5 vezes mais do que manter um antigo.

Muitas vezes, quando pensamos em como vender mais, focamos em atrair prospects quando a solução pode estar em consumidores já cadastrados na loja. 

Afinal, as compras recorrentes (ou seja, feitas por clientes fiéis) podem representar até 80% do faturamento de uma loja.

Os lojistas que ignorarem esses números correm riscos sérios, pois darão as costas para um público que gostou tanto do estabelecimento que voltou para realizar novas compras. 

Por isso é tão importante criar estratégias de fidelização do cliente, como descontos especiais e benefícios exclusivos.

Ao fazer isso, o vendedor aumenta suas vendas e cria uma rede não oficial, porém muito eficiente, de marketing.

Lembre-se que um consumidor satisfeito serve como propaganda espontânea. Assim, todo mundo sai ganhando!

Se você busca por dicas de como vender mais, aqui vai uma extra: o senso de urgência é uma das formas mais poderosas de escalar vendas. 

O fim do ano é uma ótima época para saber como usar essa estratégia com assertividade, pois é um momento muito importante para o varejo. Clique aqui e baixe o material.

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